Com a temporada praticamente finalizada, chegou o momento de começarmos a falar sobre as possíveis contratações do Flamengo para 2023.
A lista já envolve dispensas, sondagens, transferências e busca por reforços de peso.
Para equilibrar entradas e saídas de jogadores, a ideia é que um grupo de jogadores também deixe a equipe.
A diretoria tem pressa para poder fechar o elenco para 2023, já que irá disputar três títulos logo no início do ano.
Em janeiro, a equipe vai jogar a Supercopa do Brasil, em confronto contra o Palmeiras.
Em fevereiro, o time enfrenta o Independiente Del Valle na Recopa Sul Americana.
E por fim, ainda sem data definida, a equipe pode jogar em março o mundial de clubes, que deseja ir a final com o Real Madrid.
O Adeus aos Diegos
Como já falamos em outro post por aqui, os Diegos estão deixando o clube. Trata-se de Diego Alves e Diego Ribas.
Desde 2017 no Mengão, Diego Alves, não vai renovar qualquer tipo de contrato com o clube. No final, a lista de títulos do jogador o torna um dos mais vitoriosos.
Com 216 feitos, ele sai com três estaduais, duas Supercopas do Brasil, uma Recopa Sul-Americana, uma Copa do Brasil, dois Brasileiros e duas Libertadores.
O jogo de despedida acontecerá junto com o do outro Diego, no sábado, contra o Avaí, no Maracanã as 16 horas.
Entretanto, diferente de Diego Alves, Diego Ribas se despede do Flamengo e do futebol. No sábado ele irá finalizar sete anos ao lado do rubro-negro que iniciou-se em 2016.
No total, foram 288 jogos, com 44 gols marcados e 12 títulos conquistados. A lista inclui todos os de Diego Alves, só que adicionando mais um carioca de 2017.
Quem pode acabar saindo do Flamengo?
Rodinei é o primeiro da lista do Flamengo que pode deixar o clube. No seu melhor ano no clube, desde agosto de 2022, tanto o jogador quanto a diretoria entende que está na hora de chegar ao fim essa relação.
Apesar de estar praticamente selado a situação, ainda ninguém confirmou a saída.
Quem deve chegar?
Gerson
Até o momento existe somente um nome confirmado, de uma possível contratação, Gerson.
Um dos nomes de maior expressão da equipe que ganhou quase tudo entre 2019 e 2020, conhecido como Coringa, o jogador tem negociação avançada com o clube.
No total, a ideia é fechar um contrato de cinco temporadas com o Flamengo. Se acontecer o esperado, o jogador deve se tornar a maior compra da história do time.
Isso acontece devido aos custos, o Olympique de Marselha não aceita, nos termos atuais, vender o jogador por menos de 20 milhões de euros.
Mesmo que não seja confirmado a contratação, Gerson deve desembarcar no Rio de Janeiro na noite de hoje, sexta-feira.
A diretoria, por outro lado, continua receosa, e não confirma a contratação, para não dar falsas expectativas ao torcedor.
Rossi
Por fim, quem também pode chegar é Rossi, o goleiro do Boca Juniors, que tem contrato até o final de junho com o tipo argentino.
Com 27 anos, o goleiro não deseja mais continuar em seu país e tem interesse em defender o mais querido.
Somente no final do início do próximo ano que as conversas devem continuar e existe uma expectativa de fechar dos dois lados.
Quem é do interesse do Flamengo, mas as chances são pequenas?
Um dos interesses do Flamengo para a próxima temporada, mas, parece ser um desejo distante é Claudinho, ex Red Bull Bragantino.
O meia, que foi campeão olímpico com o Brasil em 2021, rejeitou diversas propostas de times brasileiros durante a guerra na Rússia.
Isso vai contra, por exemplo, o benefício dado pela FIFA, onde os jogadores podem suspender os seus contratos no país. Além de não ter o interesse de sair do país, o jogador renovou o seu contrato com o Zenit por mais 5 temporadas, até 2027.
Leia também: Flamengo desconcentrado