Mais

    Top 10 Maiores Jogadores do Flamengo de Todos os Tempos

    Publicado em:

    Preparamos um artigo especial, repleto de surpresas e emoção, onde revelamos os 10 maiores jogadores do Flamengo de todos os tempos! Será que seu ídolo está aqui? Será que algum jogador atual conseguiu entrar nesse seleto grupo de craques?

    Continue lendo para descobrir e mergulhe na história do Mengão, recordando momentos incríveis e lendas que fizeram a Nação Rubro-Negra vibrar!

    10. Nunes

    A equipe do Flamengo na década de 80, responsável pela conquista dos títulos da Libertadores e do Mundial de Clubes, é frequentemente mencionada como uma das maiores formações da história do futebol. Excluindo as unanimidades, que liderarão nossa lista, é desafiador selecionar os coadjuvantes mais decisivos.

    A escolha de Nunes para iniciar a nossa lista, como o camisa 9 do Flamengo durante as conquistas dos primeiros grandes títulos da história do clube, deve-se principalmente ao seu poder de decisão.

    Nunes balançou as redes duas vezes na final do primeiro Campeonato Brasileiro vencido pelo Flamengo, em 1980, e também marcou dois gols na decisão do Mundial contra o Liverpool em 1981.

    Seu instinto artilheiro e habilidade de ser decisivo também foram cruciais para a conquista do título Carioca em 1981, a Libertadores do mesmo ano, o Brasileiro de 1982 e a polêmica Copa União, de 1987.

    No total, Nunes disputou 266 partidas com a camisa rubro-negra e marcou 113 gols. Até os dias de hoje, ele é considerado o atacante mais importante da história do clube e um dos maiores ídolos do Flamengo para a torcida.

    9. Giorgian De Arrascaeta

    Giorgian De Arrascaeta é um meia uruguaio que chegou ao Flamengo em 2019 e rapidamente se tornou um dos principais jogadores do elenco. Com sua habilidade, visão de jogo e capacidade de marcar gols importantes, Arrascaeta conquistou o coração dos torcedores rubro-negros.

    Desde sua chegada, Arrascaeta tem sido peça fundamental na conquista de títulos importantes pelo Flamengo, como o Campeonato Brasileiro de 2019 e 2020, a Copa Libertadores da América de 2019 e 2022, Recopa Sul Americana 2020, Copa do brasil 2022 e a Supercopa do Brasil de 2020 e 2021.

    Caneta Arrascaeta em Carlos Alberto

    Arrascaeta é conhecido por seus passes precisos, dribles desconcertantes e gols espetaculares, que já entraram para a história do clube. Sua presença no campo e sua qualidade técnica fazem dele um dos maiores jogadores da história do Flamengo e um dos grandes ídolos da torcida.

    8. Andrade

    Outro jogador integrante da época de ouro rubro-negra durante a década de 80, Andrade é considerado um dos ídolos mais subestimados na história do Flamengo.

    Atuando como volante, Andrade se destacava pela sua técnica apurada e qualidade nos passes. Conquistou, com o Flamengo, o título da Libertadores e do Mundial de 1981. Além desses feitos memoráveis, Andrade foi peça-chave nos campeonatos Brasileiros de 1980, 1982, 1983 e nos Cariocas de 1979, 1981, 1986.

    Andrade
    Andrade Flamengo — Foto: Vipcomm

    Andrade entrou em campo 570 vezes pelo rubro-negro, tornando-se o 5° jogador com mais partidas pelo clube da Gávea. Outro aspecto que reforça sua idolatria é o fato de ele ter sido o técnico do Flamengo na conquista do Brasileirão de 2009, um título alcançado 17 anos depois do triunfo no Brasileiro de 1992.

    7. Petkovic

    Dejan Petkovic, ou simplesmente Pet, foi um meio-campista sérvio que se destacou no Flamengo durante a década de 2000. Ele chegou ao clube em 2000 e rapidamente conquistou o coração dos torcedores com sua habilidade, visão de jogo e precisão nas cobranças de faltas e escanteios.

    Petkovic teve três passagens pelo Flamengo: 2000-2002, 2005 e 2009-2011. Durante esse tempo, ele conquistou títulos importantes, como o tri Campeonato Carioca de 2001, e o Campeonato Brasileiro de 2009. Um dos momentos mais emblemáticos de sua carreira foi o gol de falta que marcou na final do Campeonato Carioca de 2001, que garantiu o tricampeonato para o Flamengo.

    Além de suas habilidades no campo, Petkovic também era conhecido por sua liderança e comprometimento com o clube. Ele sempre será lembrado como um dos maiores ídolos da história do Flamengo.

    6. Adriano Imperador

    Adriano Leite Ribeiro, conhecido como Adriano Imperador ou Didico, começou sua carreira no clube em 2000 e retornou em 2009 após passagens bem-sucedidas por times europeus, como a Internazionale de Milão.

    Estreia Adriano Imperador no Flamengo

    Com seu estilo de jogo agressivo, força física e habilidade para marcar gols incríveis, Adriano se tornou um dos maiores atacantes da história do Flamengo. Durante sua passagem pelo clube, ele conquistou o Campeonato Brasileiro de 2009 e o Campeonato Carioca de 2000 e 2001. Adriano também foi eleito o melhor jogador do Campeonato Brasileiro de 2009.

    Entrevista Adriano Imperador

    Embora sua carreira tenha sido marcada por altos e baixos, não há como negar que Adriano Imperador deixou sua marca no coração dos torcedores do Flamengo e na história do clube.

    5. Gabigol

    Gabriel Barbosa, mais conhecido como Gabigol ou Gabi, é um dos principais nomes da nova geração de jogadores do Flamengo e já deixou sua marca na história do clube. Com seu estilo ousado, artilheiro e carismático, Gabigol conquistou rapidamente o coração da torcida rubro-negra e se tornou um ídolo incontestável.

    Desde sua chegada ao Flamengo em 2019, Gabigol tem sido um atleta fundamental para o sucesso do time. Suas atuações decisivas e gols importantes em momentos cruciais, como nas finais da Libertadores de 2019 e 2022, além de vários outros títulos.

    Os 5 minutos mais importantes da história de 2019 – Rumo a glória eterna

    Além de ser um artilheiro nato, Gabigol também se destaca pela sua habilidade em criar jogadas e ajudar seus companheiros de equipe a brilhar. Sua parceria com outros jogadores do Flamengo, como Bruno Henrique e Arrascaeta, tem sido crucial para o excelente desempenho do time nos últimos anos.

    Gol da final da libertadores 2022

    Gabigol também é conhecido por sua personalidade vibrante e provocativa, o que o torna um personagem marcante tanto dentro como fora de campo. Sua comemoração característica, com o gesto mostrando os bicipes, é apenas um exemplo de sua paixão pelo jogo, pela camisa do Flamengo e de sua marca no clube como ídolo eterno.

    4. Dida

    Outro ídolo memorável em nossa lista, Dida deixou sua marca no Flamengo nas décadas de 50 e 60. Meio-campista esguio e um dos principais ídolos de Zico, Dida está indubitavelmente entre os maiores jogadores da história do Flamengo.

    Dida Flamengo
    Dida Flamengo

    Vindo do CSA (AL), Dida enfrentou dificuldades para se adaptar, chegando a ser utilizado nas categorias de base do Flamengo no início de sua jornada. No entanto, em 1955, apenas um ano após sua contratação, ele conquistou a titularidade do time e o resto é história.

    Ao longo dos 9 anos de clube, de 1954 a 1963, Dida foi fundamental na conquista de 3 campeonatos Cariocas (1954, 1955, 1963) e um Torneio Rio-São Paulo (1961). Durante esse período, marcou 257 gols em 364 partidas e se tornou o segundo maior artilheiro da história do Flamengo.

    3. Leandro

    O nosso top 3 pode ser uma unanimidade entre os mais de 40 milhões de torcedores da nação rubro-negra. Obviamente, todos faziam parte do time lendário dos anos 80 e são os principais astros daquele esquadrão.

    Para começar, apresentamos o lateral-direito Leandro. Mas você pode estar pensando, um lateral como terceiro lugar na categoria de melhores jogadores da história do Flamengo? Não se engane, Leandro não era um lateral comum.

    Titular da posição durante 12 anos no Flamengo, o camisa 2 exibia categoria, dribles, elegância, técnica, visão de jogo, passes e cruzamentos precisos, características que seriam suficientes para ele ser o camisa 10 da maioria dos times da história.

    O maior lateral-direito da história do Flamengo participou de 415 jogos com a camisa vermelha e preta, de 1978 a 1990, e foi crucial nas conquistas do Campeonato Carioca de 1978, 1979, 1981 e 1986, da Libertadores e do Mundial de 1981 e dos Brasileiros de 1980, 1982 e 1983, além da Taça União de 1987.

    2. Júnior

    Bem, a escolha do nosso segundo lugar é bastante óbvia e não poderia ser diferente. Leovegildo Lins da Gama Júnior, ou simplesmente Júnior, é um dos maiores jogadores da história do futebol brasileiro e, com certeza, um dos melhores jogadores do Flamengo.

    Com uma qualidade incomparável com ambos os pés, Júnior atuou como lateral-esquerdo na maior parte da carreira, inclusive na sua primeira e marcante passagem pela equipe do Flamengo, nos anos 80.

    Formado nas categorias de base da Gávea, Júnior jogou no Flamengo de 1974 até 1984, quando buscou novos desafios na Europa. Durante esse período, Júnior foi um dos grandes astros do time que conquistou os Campeonatos Brasileiros de 1980, 1982, 1983 e, principalmente, da Libertadores e do Mundial de 1981.

    Após um período distante do Rio de Janeiro, Júnior retornou ao Flamengo em 1989, já com 35 anos de idade. Sua volta foi motivada pelo desejo de seu filho, que ainda não havia visto o pai jogar pela equipe carioca e queria presenciar esse momento.

    Nessa passagem, mais títulos. Atuando agora no meio-campo, como legítimo camisa 10, Júnior liderou o elenco que conquistou a primeira Copa do Brasil para o Flamengo, em 1990. Além disso, mais um Campeonato Brasileiro na conta, em 1992.

    Junior flamengo 1992
    Junior comemorando na final em 1992

    Além de ser um dos maiores vencedores e, indiscutivelmente, um dos melhores jogadores da história do Flamengo, Júnior também lidera, com folga, o ranking de jogadores que mais atuaram pelo clube. São 876 jogos em 14 anos como jogador rubro-negro.

    1. Zico

    Ao alcançarmos o primeiro lugar, não poderia ser diferente. Arthur Antunes Coimbra, o Zico, é indiscutivelmente o maior entre os melhores jogadores do Flamengo de todos os tempos.

    O “Galinho de Quintino”, apelido carinhoso dado pelo narrador Waldir Amaral, é uma das grandes estrelas da história do futebol e o principal ídolo da equipe flamenguista que encantou o mundo nos anos 80.

    Embora atuasse no meio-campo, a principal característica de Zico era o gol. Ele chutava a bola como ninguém, de perto, de longe, marcando gols de todos os jeitos. A precisão nos chutes também era letal nas cobranças de falta, e até hoje é considerado um dos maiores batedores de falta do Brasil e do mundo.

    No total, foram 509 gols em 732 jogos disputados com a camisa do Flamengo, números que o tornam, de longe, o maior artilheiro da história do clube, com quase o dobro de gols do segundo colocado Dida, que tem 264 gols marcados pela equipe.

    Melhores momentos de Zico no futebol – os gols mais incríveis

    Zico é mais um talento formado nas categorias de base do Flamengo e atuou pelo clube em duas passagens. A primeira, de 1971 a 1983, englobou os anos mais gloriosos do Galinho, com 476 gols marcados e inúmeros troféus, como os Brasileiros de 1980, 1982 e 1983, além dos títulos mais emblemáticos da Libertadores e do Mundial de 1981.

    Em sua segunda passagem, de 1985 a 1989, conquistou apenas o Carioca de 1986, mas foi o retorno necessário para encerrar o ciclo do maior nome entre os maiores ídolos do Flamengo.

    Agora que você conhece nossa lista dos 10 maiores jogadores do Flamengo de todos os tempos, gostaríamos de saber a sua opinião. Deixe um comentário abaixo com sua lista pessoal e compartilhe suas lembranças desses grandes jogadores. Aproveite também para compartilhar este artigo com outros torcedores do Mengão!

    Perguntas Frequentes

    Quem é o maior jogador da história do Flamengo?

    Zico é amplamente reconhecido como o maior jogador da história do Flamengo.

    Qual é o segundo maior ídolo do Flamengo?

    De acordo com o colunista Renato Mauricio Prado, Gabigol (Gabriel Barbosa) tende a se tornar o segundo maior ídolo da história rubro-negra. Ele destacou que Gabigol fez gols decisivos em duas finais de Libertadores e que, por continuar jogando no Flamengo, deve acumular mais gols e conquistas, ficando atrás apenas de Zico.

    Quem são os maiores ídolos do Flamengo?

    Os 12 maiores jogadores da história do clube, escolhidos para serem homenageados no Museu do Flamengo, são: Zico, Junior, Leandro, Andrade, Adílio, Julio Cesar, Dida, Pet, Adriano, Bruno Henrique, Arrascaeta e Gabigol.

    Qual é o maior artilheiro do Flamengo?

    Zico é o maior artilheiro da história do Flamengo, com 509 gols marcados entre 1974 e 1983.

    Quem tem mais gol no Flamengo, Zico ou Gabigol?

    Zico tem mais gols pelo Flamengo, com 509 gols, enquanto Gabigol marcou 152 gols pelo clube até Agosto de 2023.

    Quantos gols Zico tem na história do Flamengo?

    Zico marcou 509 gols na história do Flamengo.


    Publicidade
    1xbet

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Em destaque

    Esporte na Escola: Uma Ferramenta para o Desenvolvimento Integral

    O esporte na escola é mais do que apenas uma atividade extracurricular. É uma...

    Futebol Campeonato Brasileiro 2023

    O Campeonato Brasileiro de Futebol, carinhosamente conhecido como Brasileirão, tem uma rica história que...

    Mais um dia quente no ano de 2023 do Flamengo

    Gerson e Varela trocaram tapas no treino desta terça-feira. O uruguaio ficou bastante machucado...