Mais

    Por que o Flamengo Não Foi Rebaixado em 2013?

    Publicado em:

    O Flamengo ostenta o orgulho de nunca ter sido rebaixado na história do Campeonato Brasileiro. No entanto, em 2013, o clube carioca esteve à beira do precipício, escapando do rebaixamento por um fio. O motivo? A escalação irregular do lateral André Santos. Neste artigo, exploraremos os detalhes desse controverso episódio e por que o Flamengo não foi rebaixado em 2013.

    A História da Quase Queda

    O ano de 2013 foi marcado por tensões e drama para a torcida rubro-negra. O Flamengo lutava para evitar o rebaixamento nas rodadas finais do Campeonato Brasileiro. Contudo, após escapar do descenso, o clube enfrentou uma reviravolta surpreendente devido à escalação irregular do lateral André Santos.

    A Entrevista Reveladora de André Santos

    Em uma entrevista ao Charla Podcast, André Santos decidiu abrir o jogo e compartilhar sua versão dos eventos. O ex-lateral afirmou que a responsabilidade da escalação era da diretoria, que o informou de que ele estava liberado para jogar normalmente na última rodada do Brasileirão de 2013. Ele ressaltou que a decisão de jogar ou não era responsabilidade do departamento jurídico e da diretoria do clube.

    André Santos explicou: “Não foi minha situação, eu só estava envolvido. Esse compromisso era deles. Eu sou um atleta que quero jogar sempre, independente do jogo. Eu sempre fui assim. Quem tem que tomar conta disso é o jurídico, o departamento de futebol, o diretor executivo, todos eles. Como que eu vou chegar ‘eu tenho três cartões e vou ficar de fora’, tá brincando? Eu só sou comunicado se vou jogar ou não, quem faz o controle disso é lá fora, não eu. E até hoje funciona dessa forma.”

    Ele também esclareceu que estava totalmente preparado para jogar naquela partida, pois tinha treinado como titular no dia anterior e estava concentrado para o jogo. Recebeu a notícia de que poderia jogar e só depois a decisão foi revertida.

    As Consequências da Escalação Irregular

    Na época, André Santos havia sido suspenso devido à sua expulsão em um jogo anterior da Copa do Brasil. Segundo as regras, ele deveria cumprir a suspensão no próximo jogo do Brasileirão. No entanto, isso não aconteceu, levando à denúncia do Flamengo no artigo 214 do Código Brasileiro de Justiça Desportiva (CBJD), que trata da inclusão de atletas em situação irregular em partidas.

    Como resultado, o Flamengo foi condenado à perda de quatro pontos na tabela de classificação, sendo três como punição e mais um ponto que havia conquistado com um empate. Com essa punição, o Flamengo caiu para a 16ª posição na classificação, com 45 pontos. Por sorte, a Portuguesa também perdeu pontos devido à escalação irregular do meia Héverton, o que impediu o rebaixamento do Flamengo e salvou o Fluminense da queda para a Série B.

    A Visão de André Santos

    André Santos destacou que a situação foi injusta para ele, já que estava disposto a jogar e apenas seguiu as orientações que recebeu. Ele enfatizou que, na época, havia uma grande pressão sobre o Flamengo e muitos desejavam ver o clube rebaixado.

    Conclusão

    Em retrospectiva, a quase queda do Flamengo em 2013 foi resultado de uma série de eventos e decisões que culminaram na escalação irregular de André Santos. Embora o clube tenha escapado por pouco do rebaixamento, essa polêmica temporada serviu como um lembrete de que no futebol, mesmo os maiores clubes não estão imunes a desafios e reviravoltas surpreendentes. A história do Flamengo em 2013 permanece como um capítulo intrigante na rica tapeçaria do futebol brasileiro.

    Por fim, deixe seu comentário.


    Publicidade
    1xbet

    1 COMENTÁRIO

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Em destaque

    Futebol Konami: Tudo o que você precisa saber!

    O eFootball da Konami, anteriormente conhecido como Pro Evolution Soccer (PES), tem uma longa...

    Botafogo 1 x 2 Flamengo: Chorôrô no Tapetinho!

    No emocionante confronto entre Botafogo e Flamengo pela 22ª rodada do Campeonato Brasileiro, o...

    Bragantino vs Flamengo: Números de Sampaoli contra técnicos estrangeiros no Brasileirão

    O técnico argentino Jorge Sampaoli, do Flamengo, enfrentará o português Pedro Caixinha, do Red...