Finalmente o dia chegou, próximo do flamengo é a final. Contra o Velez, a 52 dias atrás, o Flamengo vai a campo hoje para lutar pelo Tri campeonato da Copa Libertadores da América.
O grito de campeão terá um gostinho diferente já que a equipe no ano passado, frente ao Palmeiras, deixou passar entre os dedos o título e, desta vez acredita que será diferente.
Prepare-se torcedor
Angústia, ansiedade, irritação, dificuldade para dormir e se concentrar nas atividades do dia a dia são alguns dos sintomas bem comuns na vida do torcedor flamenguista hoje.
É hora de preparar a camiseta, fazer as mantingas, ligar a TV ou chegar ao estágio e torcer.
Foram 52 dias de expectativas para hoje, portanto, é hora de aproveitar. Faz um ano que estamos esperando por esse momento, para dar o grito de campeão e ele chegou, vamos para Tri campeonato.
A trajetória
A história do mengão nesta edição da Libertadores começou sem muitas expectativas. Apesar dos números serem bons, o futebol estava longe de ser agradável.
Na época, o treinador era Paulo Sousa e ele ainda não estava encontrando um estilo de jogo adequado. Na primeira fase, o resultado não condizia com as expectativas, vencendo cinco dos seis jogos, em um grupo com Talleres, Universidad Católica e Sporting Cristal.
Quando o mata a mata chegou, o Flamengo estava mudando, Paulo Sousa caiu e Dorival Júnior assumiu. Logo nas oitavas a equipe fez 8 x 1 no agregado contra o Tolima.
Pelas quartas, o confronto contra o Corinthians teve um caminho parecido, uma vitória em São Paulo por 2 x 0, garantiu praticamente a classificação, confirmada em 1 x 0 no Maracanã.
Na semi, a máre ruim já tinha ido faz tempo, mas o confronto era o Vélez, time argentino que eliminou o temido River Plate.
Entretanto, o problema foi resolvido pelo Flamengo em um 3 x 0 na Argentina que deixou praticamente selada a classificação para a final.
Agora o Flamengo enfrenta o Athletico-PR, sendo a nona vez que se encontram na mata a mata nos últimos 11 anos.
O que mudou das últimas finais
O cenário da Final da Libertadores de 2021 para a de hoje é outro, o que aumenta as expectativas para o Flamengo levar o caneco.
Na temporada passada, o time estava invicto a nove jogos, mas, havia perdido a Copa do Brasil. Além disso, o momento não era bom para o treinador, Renato Gaúcho, que além de questionado, tinha faltado de um treino na reta final.
O elenco é outro e nenhum dos jogadores foi Tricampeão da Libertadores, resultado que pode acontecer hoje.
Na defesa, apenas dois jogadores que estiveram na final de 2021 estarão em 2022, Filipe Luís e David Luiz.
No meio, também, somente dois jogadores se mantiveram, Everton Ribeiro e Arrascaeta.
Por fim, no ataque, Gabigol permanece, enquanto que Bruno Henrique machucado foi substituído por Pedro. No banco, um novo treinador, Dorival Junior.
Recado para a torcida
Essa é a hora, prepare a família na sala, a laje ou os amigos para o bar, separa aquela cerveja gelada e tempere a carne, bora ver o mengão ser mais uma vez, o campeão da América. Rumo a Glória eterna !!
Veja também: Coluna do blog do fla