Mais

    Quando Flamengo Ganhou o Mundial?

    Publicado em:

    O Flamengo é um dos clubes de futebol mais populares e vitoriosos do Brasil, com uma legião de torcedores fiéis em todo o país e isso já sabemos.

    Uma das vitórias mais emblemáticas da história do clube foi a conquista da Copa Intercontinental de 1981, também conhecida como o “Mundial” de clubes. Em seguida, vamos explorar o contexto da competição, a jornada do Flamengo até a final, o jogo decisivo contra o Liverpool e o legado da vitória.

    O contexto da Copa Intercontinental de 1981

    A Copa Intercontinental é uma competição de futebol que enfrenta o campeão da Europa contra o campeão da América do Sul. Além disso, ela foi criada em 1960 com o objetivo de determinar qual era o melhor time de clubes do mundo.

    Em 1981, o Flamengo era o campeão da Taça Libertadores da América e, portanto, representaria o Brasil na Copa Intercontinental. Durante essa competição o flamengo eliminou times como Deportivo Cali da Colombia e Jorge Wilstermann da Bolivia. Na final, enfrentou o Cobreloa do Chile em dois jogos duros com dois gols de Zico.

    Já o Liverpool era o campeão da Liga dos Campeões da Europa e representaria a Europa na competição. Vale lembrar que a grande final da Copa Intercontinental de 1981 seria disputada em um único jogo, no Estádio Olímpico de Tóquio, no Japão.

    A final contra o Liverpool: o jogo decisivo

    O jogo decisivo do mundial de 1981 entre Flamengo e Liverpool aconteceu no dia 13 de dezembro de 1981, no Estádio Nacional de Tóquio, no Japão.

    O Flamengo entrou em campo com a seguinte escalação: Raul, Júnior, Leandro, Marinho e Mozer; Andrade, Zico, Adílio e Tita; Lico e Nunes. O Liverpool, por sua vez, entrou em campo com a seguinte escalação: Grobbelaar, Neal, Thompson, Hansen e Lawrenson; Lee, Souness, Dalglish e Kennedy; Craig e Dalglish.

    Quando flamengo ganhou o mundial
    Copa Intercontinental 1981

    Antes da partida, o técnico do Liverpool, Bob Paisley, declarou que não temia a equipe do Flamengo e admitiu conhecer pouco sobre o time brasileiro. No entanto, isso não foi suficiente para impedir que o Flamengo saísse vitorioso da final daquele mundial.

    Com uma atuação impecável de Zico e com dois gols de Nunes e um do Adílio, o Flamengo venceu o Liverpool por 3 a 0 no Estádio Olímpico de Tóquio, no Japão.

    A vitória foi um marco na história do Flamengo, já que o clube se tornou o primeiro time sul-americano a conquistar a Copa Intercontinental de forma invicta.

    O legado da vitória do Flamengo no Mundial

    A vitória do Flamengo na Copa Intercontinental de 1981 foi um marco na história do clube e de todo o futebol brasileiro. Ou seja, além de ser a primeira vez que um time sul-americano conquistava o título de forma invicta, a conquista também foi um símbolo de superação.

    O time de 81 ficou conhecido como “O Time dos Sonhos” e os jogadores Zico, Junior, Adílio e outros se tornaram ídolos do futebol brasileiro.

    Esse título também foi um grande incentivo para o Flamengo, que posteriormente se tornou um dos times mais vitoriosos do Brasil nos anos seguintes.

    Em 1982 e 1983, o Flamengo conquistou novamente o campeonato brasileiro e, em 1986, venceu o campeonato carioca. Em 1987, o Flamengo conquistou a Copa União, que lhe garantiu o título de campeão brasileiro outra vez.

    Além disso, a vitória do Flamengo na Copa Intercontinental de 1981 também teve um impacto internacional. O time foi muito elogiado pela imprensa especializada mundial e o clube passou a ser considerado um dos melhores times de futebol do mundo.

    A vitória do mundial também inspirou outros times brasileiros a participar da competição, como o São Paulo, que conquistou em 92, e o Grêmio, em 83.

    Flamengo tem mundial?

    Em resumo, até hoje, o título é lembrado com orgulho pelos torcedores e é considerado um dos momentos mais importantes da história do clube. A conquista do “Mundial” de clubes em 1981 foi um momento de celebração e continua sendo uma fonte de inspiração para os jogadores e torcida.

    leia também: Feliz natal Rubro-negro e surpreenda-se!


    Publicidade
    1xbet

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Em destaque

    Coritiba x Flamengo Hoje: O Duelo Decisivo na 20ª Rodada do Brasileirão

    Neste domingo, os olhos dos amantes do futebol estarão fixados no aguardado confronto entre...

    Jorge Jesus e a Potencial Ajuda na Negociação de Claudinho pelo Flamengo

    No cenário futebolístico, transferências de jogadores sempre despertam o interesse dos torcedores e movimentam...

    A Jornada de Agustín Rossi: Desafios e Determinação no Flamengo

    Na dinâmica do futebol, onde as expectativas se entrelaçam com as ambições dos jogadores,...