Mais

    A importância do Cariocão

    Publicado em:

    E começa mais um campeonato carioca…Flamengo, nessa semana, vai jogar contra o Audax, na quinta, e contra a Portuguesa, no domingo.

    Com o intuito de poupar os jogadores para o mundial, provavelmente deve ir com um time só de garotos. Nada de titulares, por enquanto.

    Pelo que eu ouvi hoje no radio, Flamengo só deve jogar com titulares a partir do clássico com o Vasco, no dia 23.Enfim…isso me obriga a refletir um pouco sobre a importância do campeonato carioca.

    Cariocão antigamente

    Muito além do fato de sermos o time mais vencedor do torneio, é importante salientar que, até um certo momento da história, o campeonato carioca (assim como outros campeonatos estaduais…) era infinitamente mais importante do que o hoje tão concorrido brasileirão e a tão cobiçada libertadores.

    Era coisa comum ver times pouparem jogadores da libertadores e do mundial para jogarem clássicos pelos seus estaduais. Ninguém via nisso o menor sinal de maluquice. Mas hoje acontece justamente o oposto.

    A questão que fica é: Por que? O que me obriga novamente a entrar nos meandros da ontologia flamenguista afim de responder esta questão.

    Quando um campeonato é bom?

    Começo com uma proposição apodítica: todo campeonato só ganha importância a partir do momento em que o Flamengo vence. Ponto. Podem reparar: a libertadores – mesmo tendo sido conquistada pelo esquadrão de Pelé, pelo Cruzeiro de Tostão e três vezes pelo São Paulo – só passou a ter real importância depois que o Flamengo venceu.

    Antes disso, e excetuando gaúchos, ninguém dava pela falta deste torneio. Com o campeonato brasileiro, mesma coisa. Mesmo que tenha sido conquistado pelo Vasco e pelo Internacional, foi só o Flamengo vencer que tudo passou a fazer sentido.

    Sei que isso pode parecer o suprassumo do clubismo para alguns, mas, infelizmente para vocês, Deus me deu coragem intelectual o suficiente para sustentar que 2+2 = 4 mesmo que todo mundo diga que é 5.

    Isso significa que afirmarei essa verdade inexorável pelo resto dos meus dias nessa porca vida.

    A importância do Flamengo no cariocão

    E a questão que fica é: Por que? Explico: todo mundo sabe que flamenguista adora fazer bullying com seus adversários impotentes.

    Justamente por isso todo mundo tem raiva do Flamengo. Aliás, o Flamengo foi o inventor da zoação no futebol (num outro texto explico isso…). Se não fosse por nós, o futebol simplesmente não teria graça.

    E não teria graça porque não teria uma real rivalidade. Para qualquer um, jogar contra um time rival é só mais um jogo, mas jogar contra o Flamengo é outra coisa.

    O goleiro adversário vira um Neuer diante de Pedro e Gabigol; o zagueiro vibra a cada carrinho dado; e o atacante sempre provoca a cada gol feito. É como se todos os outros times fossem um bando de garotinhos mimados com problemas de autoestima e necessitados de aprovação.

    Como não conseguem, amargam, em seus corações revanchistas, ambições prometeicas jamais realizadas e complexos edipianos. Coisas que só Freud explica… Por isso o campeonato carioca é tão importante. Aliás, por isso que todos os campeonatos são importantes. Por que vocês acham que o Fluminense fez até um documentário sobre a final do ano passado? Porque é uma honra para eles vencerem o Flamengo.

    Vamos falar a verdade e terminar

    A verdade é essa. Para além disso, ainda tem o fato de que o campeonato carioca nos traz boas lembranças. E aqui, particularmente, me lembro das finais do tricampeonato em cima do Botafogo e do quanto Obina os fez chorarem.

    Obina

    Obina foi um dos heróis da minha infância. Foi o Fio Maravilha do novo milênio. Era um jogador folclórico, não tinha tanta classe e nem demonstrava os menores indícios de genialidade, mas ele decidia jogos quando precisava.

    Me lembro daquela final de 2008 em que ele meteu dois gols e a torcida começou a cantar a marchinha “Mamãe, eu quero”. Coitado dos botafoguenses! Nunca mais nos perdoaram.

    Até hoje vivem com ressentimento em seus corações. Ouvi outro dia de um botafoguense que todos nós, flamenguistas, deveríamos arder no fogo do inferno.

    Talvez seja uma boa ideia…O Flamengo é de Exu!

    Não esqueça de deixar seu comentário e continue lendo mais notícias e colunas no nosso blog, como essa aqui: Flamengo estreia no campeonato carioca


    Publicidade
    1xbet

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Em destaque

    Tratamento de Lesões: Arrascaeta e Luiz Araújo Buscam a Recuperação no Flamengo

    O Flamengo se prepara para um importante confronto contra o Athletico-PR, em um jogo...

    Descubra como assistir ao vivo a partida Flamengo x Ñublense na Libertadores

    Se você está na expectativa da estréia de Jorge Sampaoli no comando do Flamengo,...

    Flamengo Basquete: Uma História Crescente!

    O Flamengo Basquete, ou como nós, rubro-negros, gostamos de chamar, o "Orgulho da Nação",...